3a Bienal Internacional de Graffiti Fine Art
Alunos de 6o e 7o anos visitam a exposição
No dia 9 de maio, as turmas de 6o e 7o anos do Colégio Stockler visitaram a “3a Bienal Internacional de Graffiti Fine Art”. Montada no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera, a exposição conta com trabalhos de mais de 60 artistas brasileiros e estrangeiros. Os estudantes observaram, fotografaram e anotaram informações sobre os murais, quadros e instalações que compõem a mostra.
A visita à 3ª Bienal Internacional do Grafitti Fine Art foi proposta pela professora de Artes do Colégio Stockler, Marina Herz. A docente desenvolveu uma ficha de observação especial com o intuito de orientar o registro de impressões e emoções suscitadas pelas obras. “O grafitti é considerado uma modalidade de arte urbana, também chamada de street art”, explicou Marina. “Diferencia-se de outras manifestações artísticas por se aproveitar do espaço urbano para abordar temas da atualidade.” Dentre os trabalhos observados pelos alunos, destacou-se a instalação do artista Mundano sobre a crise hídrica. O recado, dado por meio de painéis e objetos, era claro: “Água não se vende, água se defende!”
Os alunos participaram, ainda, de uma oficina oferecida pelos educadores da Bienal, durante a qual aprenderam sobre os diferentes estilos de escrita do graffiti como bombing (letras rápidas) e bubble style (letras arrendondadas). A saída cultural também rendeu uma atividade de redação. Os alunos deveriam anotar suas observações sobre as enigmáticas instalações do artista Tinho, espalhadas por todo o pavilhão. Esses apontamentos foram utilizados pelos estudantes em uma produção textual.
Colégio Stockler nas Redes Sociais: