Fechar X
Horário da Secretaria:
De segunda a sexta,
das 8h às 15h30
Horário da Tesouraria:
De segunda a sexta,
das 8h às 16h
Onde nos encontrar:
Colégio Stockler
R. Barão do Triunfo, 648
São Paulo, SP
11 5093 8682 | 11 5533 3752
[email protected]

Acontece no Stockler

Monografia 2014/2015

Caros alunos, desejamos que aproveitem bem o restante das férias, mas não se esqueçam de reservar alguns dias para as atividades da monografia. Quanto mais vocês avançarem nas pesquisas e na elaboração do texto, melhor será o resultado final e, consequentemente, a nota desse importante projeto escolar. Por isso, não deixem para fazer os trabalhos, que não são simples, na última hora.

Informamos que haverá uma aula de orientação dos trabalhos da monografia no primeiro dia letivo. Tragam os textos já elaborados, mesmo que ainda na forma de rascunhos. A presença é fundamental e obrigatória.

 

 

Prazo de entrega

9 de fevereiro de 2015
(formato digital e impresso, valendo as mesmas regras da primeira versão)

ATENÇÃO:
• Após essa data, e no máximo até o dia 13 de fevereiro, os trabalhos serão recebidos pela Maria José.
• Os documentos entregues com atraso sofrerão uma redução de 20% na nota máxima. Após 13 de fevereiro, a nota será zero.

 

 

Itens a serem entregues

• Projeto de pesquisa refeito.
• Levantamento bibliográfico ampliado (obrigatório) e baseado em fontes de pesquisa acadêmicas.
• Fichamento de pelo menos dois textos (artigos acadêmicos, livros inteiros, ou capítulos de livros, dissertações ou teses) relacionados a algum dos capítulos da monografia.
Obs: A Introdução não precisará ser refeita nesse momento, pois só será reescrita quando a monografia estiver pronta.

 

 

Orientação para fazer o trabalho

Se necessário, procure seu professor tutor ou marque uma reunião de orientação com os coordenadores do projeto. Para marcar a reunião, solicitamos que sugira uma data e horário pelo email [email protected]. O email será respondido confirmando solicitação, ou sugerindo uma nova data ou horário.

 

 

Disciplinas envolvidas

Obrigatórias: Sociologia / Filosofia / Língua Portuguesa / Jornalismo.
Optativas: Física / Química / Biologia / Matemática / Inglês / História / Geografia (dependendo do assunto abordado pelo aluno, e somente com o aval do professor da disciplina).

 

 

Forma de Avaliação

Nota Total: 2,0 pontos (nota máxima)
Projeto de Pesquisa: 1,0 ponto
Fichamentos: 1,0 ponto (os fichamentos serão avaliados como um único trabalho, e não com uma nota para cada fichamento)

Atenção: Essas notas só entrarão na média após serem somadas à nota da primeira versão da monografia (3ª fase), que valerá 8,0 pontos. Orientações detalhadas sobre essa fase serão passadas também por escrito, em momento oportuno.

 

 

Critérios de avaliação

Projeto de Pesquisa – Versão Final: Valor (Total: 1,0 ponto)

1. Apresentação e Delimitação do tema – 0,15
2. Justificativa – 0,20
3. Pré-estrutura – 0,20
4. Formatação – 0,20
5. Bibliografia – 0,25

 

Fichamentos: Valor (Total: 1,0 ponto)

1. Adequação do texto escolhido – 0,20
2. Capacidade de síntese – 0,20
3. Relevância das informações fichadas – 0,20
4. Redação – 0,20
5. Formatação correta das citações e paráfrases – 0,20

 

 

Dicas para melhorar seu projeto de pesquisa

• Não basta fazer as alterações escritas pelo corretor na primeira versão. Releia seu texto com calma. Procure identificar e melhorar os pontos fracos, de acordo com as orientações passadas na circular 001/2014 e nos plantões individuais.
• Apresentação e Delimitação do tema: Seja objetivo, e explique qual a relação do seu tema em relação ao tema geral (Muros e Fronteiras: limites e possibilidades).
• Justificativa: Os motivos pessoais são válidos como justificativa para o interesse pelo tema do trabalho. Porém, é obrigatório também escrever uma reflexão sobre a importância que o seu tema tem para a sociedade e para a ciência.
• Pré-estrutura: É obrigatório apresentar um resumo de cada item. Além disso, a estrutura deve partir do geral para o específico.
• Formatação:
a) Preste atenção redobrada para não cometer os erros mais comuns: parágrafos sem margem, mudanças de formatação ao longo do texto, bibliografia fora das normas da ABNT.
b) Lembre-se que fazer uma formatação correta agora poupará seu trabalho na monografia final, pois basta copiar a mesma formatação.
Bibliografia:
a) Consulte o site do aluno, na disciplina de Sociologia, onde foram divulgados os links para pesquisa nas bibliotecas de algumas universidades.
b) Descubra quais são os autores mais renomados sobre o tema que você escolheu estudar. Mesmo que você encontre textos que não use INTEGRALMENTE em seu trabalho é importante citá-los na bibliografia, pois o levantamento bibliográfico consiste em mapear os estudos que existem sobre o assunto.
c) Uma boa forma de fazer esse mapeamento também é ver a bibliografia referida por um texto que você leu, e procurá-lo em uma biblioteca física ou virtual, para saber se realmente se relaciona ao seu tema.

 

 

 

 


 

 

 

Colégio Stockler nas Redes Sociais:

 

FB     TW     INS    YT