Fechar X
Horário da Secretaria:
De segunda a sexta,
das 8h às 15h30
Horário da Tesouraria:
De segunda a sexta,
das 8h às 16h
Onde nos encontrar:
Colégio Stockler
R. Barão do Triunfo, 648
São Paulo, SP
11 5093 8682 | 11 5533 3752
colegio@stockler.com.br

Percurso inovador

Do 6° ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, o Stockler se dedica à formação integral de seus alunos, com eixos temáticos que orientam cada etapa de sua vida escolar. Aqui exemplificamos essa formação com alguns dos projetos mais bem sucedidos que viemos realizando ao longo de nossa história.

Ensino Fundamental II

6° Ano

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, TEMPORAL E SOCIAL

No projeto desenvolvido durante as aulas de Música, os alunos lançam ideias musicais ou reagem às ideias dadas por outros colegas. As intervenções ocorrem tanto em tempo real, por meio de improvisação e reorganização, quanto em discussões posteriores. Cabe ao grupo levantar aspectos que vão desde a organização básica de intensidades dos instrumentos para que todos consigam se escutar, até ideias mais refinadas de coerência rítmica.

7° Ano

A QUESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO

Os grafites do londrino Banksy e dos brasileiros Osgemeos são o ponto de partida para que os alunos do sétimo ano discutam sobre o conceito de arte de rua e os limites entre o vandalismo, a pichação e o grafite. O trabalho termina com um workshop de grafite e uma oficina de grafitagem em que os alunos usam spray para colorir os muros da escola.

8° Ano

TOLERÂNCIA E INTOLERÂNCIA

As figuras do herói e do anti-herói são exploradas no projeto que perpassa as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Artes Visuais, Ciências e Música. Com a leitura d’O Hobbit (J. R. R. Tolkien), de Frankenstein (Mary Shelley) e de Drácula (Bram Stoker), os debates e filmes relacionados às obras, os alunos ampliam seu repertório para criar personagens e também discutir questões atuais relacionadas à tolerância e à intolerância presentes nos textos. A disciplina de Ciências arremata o projeto com aulas sobre bioética associadas ao enredo de Frankenstein.

9° Ano

O APERFEIÇOAMENTO DAS LINGUAGENS

O poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe, é a matéria-prima para um projeto que envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Artes Visuais e Teatro. Durante o processo, os alunos trabalham com diferentes versões do poema, em inglês e português. A partir delas, estabelecem relações entre os recursos verbais e não verbais presentes nas releituras do poema original por meio de ilustrações, fotografias, dramatizações e produções de texto autorais.

Ensino Médio

1ª Série
1º semestre

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Este projeto representa o primeiro contato dos alunos com a pesquisa científica. Após escolherem um tema de seu interesse, ligado ao universo das ciências, os alunos elegem as fontes que consultarão sobre o assunto e expõem suas descobertas em um banner. Cada grupo apresenta seus resultados a uma banca composta por professores, coordenadores e orientadores. O desenvolvimento do poder de síntese e da expressão oral são os principais objetivos do projeto.

2º semestre

ÉTICA E AMIZADE

Durante a mostra teatral que o Colégio Stockler promove, anualmente, os alunos encenam adaptações de clássicos dos tablados, bem como de peças contemporâneas. Os jovens são responsáveis por todos os aspectos dessas montagens: da arte dos cartazes aos figurinos. Ao longo da preparação para as apresentações, aprendem lições valiosas sobre o trabalho em equipe, a importância do ensaio, o poder do improviso e o respeito pelo outro.

.

2ª Série
1º semestre

CULTURA E ARTE EM CAMPO

Em uma viagem a Minas Gerais, com escalas em Belo Horizonte, Ouro Preto e Instituto Inhotim, em Brumadinho, os alunos entram em contato com três importantes tipos de manifestação artística encontrados no Brasil: o barroco mineiro, a arte contemporânea e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Em campo, os jovens investigam aspectos históricos, sociais, culturais e científicos dos locais e obras visitados. O registro desse projeto é feito usando diversas linguagens, do texto à fotografia.

2º semestre

O MUNDO DO TRABALHO

Depois de uma ampla pesquisa, de entrevistas e de vivenciar o dia a dia de profissionais de diferentes áreas, os alunos fazem apresentações em que contam o que descobriram sobre o mercado de trabalho. O processo os prepara, no ano seguinte, para uma escolha profissional mais livre de estereótipos e idealizações.

.

.

.

.

3ª Série
1º semestre

INTRODUÇÃO À PESQUISA ACADÊMICA

Para completar o ciclo do Ensino Médio, nossos alunos elaboram uma monografia sobre temas de relevância na atualidade, sob a orientação dos professores do colégio. Além de garantir o contato do estudante com um gênero textual cobrado na universidade, esse projeto convida o jovem a refletir sobre o processo de produção do conhecimento. Os melhores trabalhos são reunidos na Revista Resgates, editada anualmente.

2º semestre

DE OLHO NO VESTIBULAR

Até o final do ano letivo, as aulas são voltadas para a revisão de conteúdo para as provas das principais universidades brasileiras. Há também cursos especiais, focados nos vestibulares mais procurados pelos nossos alunos, como ESPM e FGV-SP.

.

.

.

.

.