Fechar X
Horário da Secretaria:
De segunda a sexta,
das 8h às 15h30
Horário da Tesouraria:
De segunda a sexta,
das 8h às 16h
Onde nos encontrar:
Colégio Stockler
R. Barão do Triunfo, 648
São Paulo, SP
11 5093 8682 | 11 5533 3752
colegio@stockler.com.br

Acontece no Stockler

Ensino Médio Vestibulares

Interdisciplinaridade, prática constante e correção externa: os pilares da redação no Stockler

Dados oficiais divulgados em 2016 revelam que a média de redação do Colégio no Enem subiu de 690 para 728,21 (a média nacional é 543). O resultado colocou o Stockler entre as 20 melhores escolas da capital. Para 2016, as expectativas são ainda mais altas: um levantamento informal realizado pela escola aponta que cerca de 60% dos nossos alunos obtiveram nota igual ou superior a 800, lembrando que a pontuação máxima nesse item é 1000.

 

O tema cobrado no último Enem foi o combate à intolerância religiosa no Brasil. O desempenho dos alunos do Stockler é fruto de um trabalho realizado de maneira interdisciplinar, que vai além das aulas de redação: “Durante as aulas, principalmente de Atualidades, Sociologia e Filosofia, nós estudávamos conceitos que poderiam ser facilmente relacionados a diversos temas frequentes em redações. Além disso, atividades como o Cine Debate possibilitaram discussões que traziam novas informações e textos que poderiam ser usados como repertório”, afirma Bruno Pagetti, ex-aluno Stockler aprovado em Direito na Universidade de São Paulo.

 

No Ensino Médio, o programa é focado nos gêneros textuais expositivos e argumentativos, discutidos a partir de propostas de produção de texto inspiradas nos grandes vestibulares. “No entanto, não pensamos a escrita apenas para o vestibular. Nosso objetivo é que os alunos aprendam a olhar para o mundo de modo crítico e a agir sobre esse mundo de forma cidadã por meio do uso adequado da linguagem. Por isso, a conexão com as outras disciplinas é fundamental”, explica Ana Paula Severiano, professora de redação.

 

Para alcançar esse objetivo, do sexto ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio, os alunos são habituados à prática frequente da redação – entendida pelo corpo docente como técnica que pode ser desenvolvida e não como dom. Por isso, a escrita – e a reescrita – na sala de aula são uma dinâmica constante. Além disso, para os alunos do Médio, o Colégio tem uma banca de corretores de redação externos, que já participaram da avaliação de vestibulares e processos seletivos como Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Assim, é possível simular a situação de prova pela qual os alunos passarão, além de oferecer uma devolutiva individualizada sobre a qual o aluno pode se debruçar a fim de resolver suas principais questões no que se refere à expressão escrita.

 

Quem chega ao Colégio com dificuldades no campo da escrita também recebe atenção especial. Depois de uma avaliação diagnóstica, no Ensino Fundamental, os alunos são convidados a participar de oficinas de acentuação e ortografia para que consigam sanar problemas de pré-requisitos e acompanhar o conteúdo correspondente ao seu ano. No Médio, são realizados atendimentos individuais com o professor, nos quais os estudantes recebem orientações detalhadas para identificar e resolver os problemas em seus textos e, dessa forma,   se construa um percurso de avanço.

 

 

 

 

 

 

Colégio Stockler nas Redes Sociais:

 

FB     TW     INS    YT