Fechar X
Horário da Secretaria:
De segunda a sexta,
das 8h às 15h30
Horário da Tesouraria:
De segunda a sexta,
das 8h às 16h
Onde nos encontrar:
Colégio Stockler
R. Barão do Triunfo, 648
São Paulo, SP
11 5093 8682 | 11 5533 3752
colegio@stockler.com.br

Acontece no Stockler

Bate-papo

Tecnologia na escola: quem tem medo?

Especialista em Tecnologias da Aprendizagem: Ismael Fernandes, professor de Biologia . Nesta entrevista, ele fala sobre os principais desafios do projeto Road to Doha e como as ferramentas digitais foram aplicadas a favor de uma experiência de ensino

 

Quais habilidades os alunos tiveram que desenvolver e aprimorar ao longo do projeto?

Não é fácil elencar todas elas, mas eu citaria entre as principais: expressar ideias em outro idioma para pessoas de outras nacionalidades, ter postura diante de câmera de vídeo e explorar a expressão não-verbal, refletir sobre a própria participação no processo de alteração climática. Além disso, os alunos tiveram que desenvolver tarefas de modo colaborativo, essencial para o futuro deles no mercado de trabalho.

 

Como você avalia o uso de ferramentas tecnológicas como o Google HangOut e uma plataforma de aprendizagem online em sala de aula?

A tecnologia será incorporada de forma cada vez mais acentuada no ensino. Um pesquisador brasileiro chamado Romero Tori propôs que não deveríamos diferenciar as modalidades em apenas duas: presencial e à distância. Segundo ele, haverá cada vez uma mistura dessas duas modalidades, é o “blended learning”, um curso híbrido. O Google HangOut é uma ferramenta típica dessa proposta. Cremos que a comunicação ainda é a parte menos utilizada das chamadas NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Portanto, o Colégio Stockler está saindo à frente das escolas de ensino básico nesse sentido.

 

O que os alunos e professores do Colégio ganham com uma experiência como essa?

Todos os participantes tiveram que sair da sua zona de conforto e arregaçar as mangas, experimentar o novo, sem receios. Os alunos tiveram a oportunidade única de desenvolver um projeto sem qualquer preocupação com notas, ou seja, o foco foi apenas na aprendizagem. Por outro lado, para nós professores, foi experiência única, o que permitiu a superação de alguns limites. Repensar a educação para as novas gerações que são nativas digitais é essencial para a escola que não quiser ficar obsoleta.

 

 

Colégio Stockler nas Redes Sociais:

 

FB     TW     INS