Stockler +Talentos: programa de bolsas de estudos por mérito acadêmico. Saiba mais.

Proposta

Senso crítico e autonomia investigativa

O mundo hoje é mesmo um lugar muito diferente do que era 20 anos atrás. A onipresença da internet e dos dispositivos inteligentes, assim como a evolução de ferramentas como o ChatGPT, fazem com que jovens questionem a função da escola e dos conteúdos que ela costumava transmitir. Temos clareza, não só agora, mas desde a criação do Colégio, de que educar é superar a lógica da transmissão. 

Nosso objetivo é que o estudante formado pelo Stockler possa olhar para o mundo - este de progresso tecnológico cada vez mais avassalador - de forma crítica, a fim de compreender tais mudanças e seus impactos sobre a sociedade. Assim, meninos e meninas de hoje poderão ser adultos que agem em consonância com sua história e com seus valores. 

Isso só é possível em uma abordagem pedagógica que valoriza a investigação, a qual, por sua vez, parte de um olhar complexo sobre as questões que permeiam o contexto em vivemos, a fim de encontrar, ao mesmo tempo, explicações para os fenômenos que nos rodeiam e soluções para os problemas. A estratégia que elegemos, na escola, é a que conjuga constantemente teoria e prática, seja nas aulas de Ciências que acontecem na horta pedagógica para o Ensino Fundamental, seja na Iniciação Científica do Ensino Médio. 

O essencial, em qualquer etapa da formação, é encarar tanto o conhecimento já construído pelos outros quanto a realidade em que vivemos para que as habilidades e competências sejam efetivas no agora e no futuro.

A inovação é uma das palavras-chave da proposta pedagógica do Stockler. Por isso, desde a fundação do Colégio, a grade curricular contemplou as disciplinas tradicionais e também aquelas mais afinadas com o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade dos nossos alunos. 

Há mais de duas décadas, quando iniciamos o Ensino Médio, incluímos o Teatro na programação. Não demorou para que também o Jornalismo, com aulas ministradas por profissionais da área, fizesse parte do cotidiano dos estudantes como uma disciplina fixa.

Ambas as iniciativas refletem o desafio da equipe pedagógica de, ao longo de toda a trajetória do aluno, oferecer o novo sem modismos, em um modelo de educação que se alinha com tendências contemporâneas sem deixar de lado uma formação acadêmica rigorosa.

É em razão disso que, no Ensino Fundamental, os estudantes têm aulas de Música e Maker bem como atividades extracurriculares propostas e cuidadosamente planejadas, pelo nosso corpo docente e por professores convidados, para serem experiências transformadoras.

Ensino com autoria

Percurso personalizado e acolhedor

Mudar de escola ou mesmo de etapa, como acontece na transição do Ensino Fundamental para Médio, pode ser um processo desafiador. No Stockler, uma rede de profissionais atua para que cada aluno encontre seu caminho na escola – e fora dela. Diretores com larga experiência, orientadoras pedagógicas com formação multidisciplinar, docentes comprometidos e com um olhar atento para os estudantes e funcionários tão responsáveis quanto cuidadosos fazem parte do time. 

Da recepção à sala de aula, acolher crianças e jovens está no nosso DNA, não para que se tornem dependentes da escola, mas de modo que desenvolvam autonomia para aprender a aprender e aprender a ser.

Na prática, isso se converte em espaços de escuta realmente abertos, atividades de tutoria pensadas para cada faixa etária e planos de estudos desenhados em conjunto com o estudante. A rota também vai sendo aprimorada em diálogo com as famílias e com a oferta de atividades e materiais específicos para sanar defasagens e potencializar as competências de cada criança ou adolescente.

Legenda foto

Há muitas formas de descobrir a si próprio. Pode ser por meio da leitura de um livro desafiador, da interpretação de um personagem, de uma viagem a um lugar desconhecido, da confecção de um bordado inspirado em povos de outras terras, da repetição de um experimento em laboratório, da resolução de um problema de matemática ou da observação das estrelas. Em nossa proposta pedagógica tudo isso acontece e a escolha da carreira está associada à construção e ao reconhecimento da própria identidade.

“A viagem a Paraty, que fizemos na segunda série do Ensino Médio, foi uma experiência catártica, uma oportunidade de entrar em contato com o nosso interior. A viagem ensinou-me muito sobre mim mesma. Dos muitos aprendizados que tive no Stockler, o mais importante foi entrar em contato comigo mesma para explorar as coisas que não conheço e, assim, entender quem eu sou e qual é meu lugar na sociedade”.

_Julia Gobbi, turma de 2020

Esse processo é especialmente contemplado nas aulas de Projeto de Vida, em que a curadoria de obras em diferentes Linguagens e os estudos do meio conduzem à investigação de si e à delimitação de um propósito que poderá orientar de maneira mais assertiva a definição não apenas de uma carreira, mas de metas tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Além do vestibular: Projeto de Vida e senso de propósito

Cidadania e impacto social

Formar pessoas que geram impacto social positivo tem sido uma das missões do Stockler nos últimos anos. Concretizamos essa meta, primeiro, por meio de ações pontuais, como campanhas de arrecadação destinadas a populações em situação de vulnerabilidade social. Esta, porém, é uma pequena parte do trabalho. 

Temos nos esforçado para a criação de um ambiente mais diverso por meio de um programa de bolsas de estudo para alunos de escolas públicas, da oferta de um itinerário formativo para o Ensino Médio com foco no empreendedorismo social e do contato constante com ex-alunos que trabalham na área de responsabilidade social.

Legenda foto