Itinerários formativos 2024: A hora da escolha

Em fevereiro, os alunos Stockler do Ensino Médio vivenciaram atividades dos dois itinerários formativos oferecidos pelo Colégio: “Engajamento e Transformação” e”Jornadas Científicas”.

As atividades, pautadas pelas metodologias ativas, provocaram as turmas de primeira e de segunda série a pensar em desafios sociais contemporâneos, como racismo, evasão escolar e fake news ligadas às ciências. 

Durante as dinâmicas, os alunos tiveram que trabalhar em grupo, levantar hipóteses e traçar estratégias para resolver as questões propostas colaborativamente. Além disso, conheceram parte da equipe de docentes que fazem parte do projeto do Novo Ensino Médio no Stockler. Só depois da vivência, escolheram o itinerário que seguirão ao longo do ano letivo.

A iniciativa é parte das estratégias adotadas pelo Colégio Stockler para formar sujeitos que, durante o amadurecimento, aprendem a conjugar autonomia com responsabilidade e autoconhecimento. 

Vale ressaltar ainda que o Novo Ensino Médio vem sendo implementado no Stockler desde 2019, por meio da oferta de disciplinas eletivas, de projetos interdisciplinares e de trabalhos de campo com a assinatura de nossos professores. É assim que pensamos a educação integral: o aprendizado do conteúdo anda junto da potencialização de habilidades e de competências ligadas ao perfil de nossas turmas. 

Como são os itinerários formativos no Stockler?

São duas opções de itinerário. Os alunos podem fazer a escolha no início na primeira série do Ensino Médio e, caso não se adaptem, mudar de itinerário na transição para a segunda série. Saiba um pouco mais sobre as opções. 

Engajamento e transformação

Neste itinerário, apresentamos uma proposta que vem da urgência da formação de cidadãos efetivamente críticos em relação aos problemas contemporâneos. Nossa proposta, porém, vai além da reflexão teórica. Queremos provocar nossos alunos a descobrirem suas potencialidades e paixões para propor, planejar e fazer projetos transformadores para além dos muros da escola. Cabe um pouco de tudo nessa incubadora de ideias: campanha de apoio a uma organização de proteção animal, desenvolvimento de aplicativo para denúncias de violência contra mulher, arrecadação para melhorar a infraestrutura de uma escola pública - o importante é que esta seja uma escolha com significado para vocês. O percurso de dois anos inclui reflexões teóricas e debates sobre temas contemporâneos, organização de simulações da Organização das Nações Unidas e oficina de projetos sociais. Trabalhos de campo, visitas a exposições artísticas e sessões de cinema também fazem parte desta trilha.

Jornadas científicas

Provocamos os alunos a responder uma das grandes questões que acompanham a humanidade: O que é ciência? E mais: Como se faz a ciência? Nesse percurso, as metodologias ativas entram em cena para que, tal qual no itinerário “Engajamento e transformação”, venham à tona os projetos por paixão. Ao longo da primeira e da segunda série, a turma terá contato com diferentes metodologias científicas, desenvolverá um projeto de investigação à escolha e organizará um evento de divulgação científica. Trabalhos de campo, visitas a centros de pesquisa brasileiros, participação em feiras científicas e sessões de cinema também fazem parte desta trilha.

Anterior
Anterior

Com vocês, nossos aprovados

Próximo
Próximo

Conheça as monitorias dirigidas do Stockler