Lançado em 2024 e ampliado em 2025, programa Atletas do Conhecimento reforça preparação do Stockler para olimpíadas acadêmicas

Desde 2024, estudantes do Colégio Stockler contam com o programa Atletas do Conhecimento, iniciativa que oferece preparação especial para olimpíadas acadêmicas como a OBMEP, OBA, OBF, ONC e a Olimpíada de Português.

Participar de olimpíadas acadêmicas eleva desempenho no Enem e desenvolve competências essenciais, apontam estudos

Estudos acadêmicos comprovam o impacto positivo da participação em olimpíadas do conhecimento no desempenho escolar. Uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Educação (Carvalho & Paiva, 2020) mostra que estudantes participantes da OBMEP, por exemplo, apresentam desempenho até 22% superior em Matemática no Enem, quando comparados aos colegas que não participaram. Outro estudo, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Costa et al., 2022), evidencia que a participação em competições científicas correlaciona-se com maior motivação acadêmica e desenvolvimento de competências como autonomia, pensamento crítico e resiliência.

No Colégio Stockler, reconhecemos o valor formativo dessas experiências. Mais do que conquistas individuais, promovemos um processo coletivo e colaborativo. Nossos Atletas do Conhecimento se preparam em grupo, com acompanhamento próximo de professores e atividades que incentivam a troca entre pares, sem estímulo à competitividade tóxica. Nosso objetivo é claro: preparar para a prova, mas também para a vida intelectual e cidadã.

“As olimpíadas acadêmicas são uma oportunidade de ir além da sala de aula: aprofundar conteúdos, exercitar o raciocínio e ganhar confiança intelectual. No Stockler, transformamos esse desafio em uma jornada coletiva. Os Atletas do Conhecimento não treinam sozinhos — eles aprendem juntos, compartilham estratégias e crescem como grupo. É esse ambiente colaborativo que torna o projeto tão potente,” comenta Marcelo Cremer, professor de Química e coordenador do projeto Atletas do Conhecimento.

Com dezenas de medalhas em olimpíadas, alunos do Stockler colhem os frutos de uma formação que alia rigor acadêmico e olhar humanizado

Nos últimos dois anos, os alunos do Stockler vêm conquistando resultados expressivos. Só em 2024, nossos estudantes obtiveram:

  • OBMEP: ouro regional, prata e bronze nacional;

  • ONC: duas medalhas de ouro, uma de prata e uma menção honrosa;

  • OBA: duas medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze;

  • OP: uma prata, um bronze e uma menção honrosa;

  • Canguru de Matemática: 3 ouros, 3 pratas, 7 bronzes e 13 menções honrosas.

Essas conquistas não são apenas medalhas: são reflexo do ambiente de alta exigência acadêmica, aliado a uma condução pedagógica humanizada, marca do Stockler desde sua fundação.

Medalhas em olimpíadas abrem portas em universidades como USP, Unicamp e até Harvard

Participar de olimpíadas acadêmicas pode também abrir portas para o Ensino Superior. Universidades como USP, Unicamp, UFABC e UFRJ oferecem vagas reservadas para medalhistas em competições como OBMEP, OBF e ONC. Os critérios variam: em geral, exigem medalha nacional (prata ou ouro), histórico escolar compatível e, em alguns casos, a realização de uma prova adicional ou entrevista. Em 2024, Anna Fantin Buttazzi, egressa do Stockler, conquistou uma vaga olímpica no curso de Engenharia Mecânica na USP/São Carlos.

Além disso, a participação em olimpíadas é um diferencial valorizado em processos seletivos internacionais. Universidades como Harvard, Stanford e Oxford consideram premiações em competições científicas como forte indicativo de excelência acadêmica, comprometimento e iniciativa, atributos essenciais para os candidatos. Com o Atletas do Conhecimento, o Stockler reafirma seu compromisso: formar jovens preparados para os desafios da vida acadêmica — no Brasil ou no mundo — com solidez intelectual, espírito colaborativo e senso de propósito.

 Referências
Carvalho, J. & Paiva, M. (2020). Impacto da OBMEP no desempenho escolar: uma análise do Enem. Revista Brasileira de Educação, 25.
Costa, G. M., Silva, L. A., & Azevedo, R. P. (2022). Olimpíadas científicas e motivação para a aprendizagem: uma revisão sistemática. Educação & Sociedade, 43.

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